FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO


Leia com atenção o poema abaixo

 

Tecendo a Manhã

 

João Cabral de Melo Neto


(...) Um galo sozinho não tece a manhã:
ele precisará sempre de outros galos.

De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro: de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzam
os fios de sol de seus gritos de galo
para que a manhã, desde uma tela tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos. (...)

 

(Disponível em: <http://www.jornaldepoesia.jor.br/joao02.html>acesso em 28.nov.2010.)

 

Se fizermos uma analogia ao que estudamos, poderemos afirmar que:


A educação é um processo em que cada um vai fazendo a sua parte sem levar em consideração o que o outro propõe.


A educação é assim mesmo, quem grita mais alto é que tem o poder, portanto temos opressores e oprimidos.


A educação, como cultura, é um processo que está sempre em construção, transformando   o conhecimento adquirido em ações que contribuam para o aperfeiçoamento da sociedade.


A educação é única para todos. Existe uma única forma de educar.


A educação é um processo que exige a união de todos, mas quem tem poder sabe mais. 

O que é Mobilização Social pela Educação?

 

Uma sociedade se torna uma nação quando é capaz de responder aos desafios postos pela história. Quando a sociedade incorporar a educação como valor social e se mobilizar para que todos e cada um dos brasileiros tenham educação de qualidade será possível responder a esses desafios.

 

Disponível em: <http://mse.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article

&id=164:o-que-e-mobilizacao-social-pela-educacao&catid=71:destaqueprincipal&

Itemid=220>. Acesso em 07 mai. 2013.

 

A partir do trecho acima, analise as assertivas que seguem:

 

I) A educação, principalmente por conta do seu contexto histórico, permite ações que visem à mobilização social, como prevê a própria Educação Popular.

II) A educação deve ser construída a partir dos princípios de liberdade, autonomia e emancipação, conforme propõe a Educação Popular.

III) Uma educação, como cultura, que tem os objetivos de mobilizar toda a sociedade, deve considerar a diversidade, a qualidade e a formação de seus agentes.

IV) A educação deve, também, ater-se à necessidade da construção do conhecimento como forma de desenvolver o censo crítico e a reflexão.

V) A educação deve estar pautada no diálogo, na conscientização como um suposto fundador do próprio exercício do aprendizado do ler-e-escrever e na motivação à participação consciente e politicamente responsável, tanto nos trabalhos locais, comunitários, quanto em projetos amplos de transformação de toda a sociedade brasileira.

 

São corretas as assertivas:


I e III, IV e V, apenas


I, II e III, apenas


II, III, IV e V, apenas


I e II, apenas


II e III, apenas

Faça a associação correta, considerando, para isso, o que você estudou sobre os quatro pilares da educação:

 

Pilares da Educação

(1) Aprender a conviver

(2) Aprender a fazer

(3) Aprender a aprender

(4) Aprender a ser

 

(   ) É o eixo da competência produtiva. Mais do que desenvolvimento de habilidades voltadas para a qualificação profissional, mas, em sentido ampliado, preparando o indivíduo para enfrentar e superar experiências sociais de maneira efetiva.

(  ) É o eixo da competência relacional. É a relação do indivíduo com os outros e com o meio-ambiente entendida na sua concepção mais ampla. Relaciona-se com a cidadania, com a participação e a democracia.

(   ) É o eixo da competência pessoal. É a relação do indivíduo consigo mesmo, desenvolvendo e fortalecendo sua identidade, autoestima, autoconceito, autoconfiança, autodeterminação, autocuidado.

(  ) É o eixo da competência cognitiva. Trata-se de preparar o indivíduo para ser um caçador de conhecimentos, ou seja, criar o desejo de educar-se constantemente, cuidando do seu próprio desenvolvimento, do autodidatismo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


3, 2, 1, 4


1, 2, 4, 3


3, 2, 4, 1


4, 2, 3, 1


2, 1, 4, 3.

Sobre a educação, seus objetivos e o papel da escola, no que dispõe os quatro pilares da educação, escreva V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.

I. A escola, por meio da educação, deve desenvolver nos indivíduos as habilidades e competências necessárias para conviver num mundo em constantes mudanças;

II. A escola, por meio da educação, deve priorizar, exclusivamente, a transmissão de saberes e conhecimentos com vistas à formação profissional do sujeito;

III. A escola, por meio da educação, deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


F, V e V


V, V e F


V, F e V


F, F e V


V, F e F

Para alguns teóricos, o desenvolvimento e a aprendizagem são processos idênticos que resultam da ação do meio sobre o indivíduo. Para outros teóricos naturalistas, o desenvolvimento é resultante do amadurecimento progressive de estruturas pré-formadas no indivíduo, enquanto a aprendizagem é um processo externos, independente do desenvolvimento. Existe uma uma Terceira via teórica que considera a aprendizagem e o desenvolvimento como dois processos complementares. 

A partir do texto, faça a associação correta, correlacionando a segunda coluna de acordo com a primeira.

 

Teorias do desenvolvimento

(1) Inatista

(2) Ambiental/Comportamentalista

(3) Interacionista

 

Concepções

(   ) O desenvolvimento humano é determinado por fatores genéticos. O meio não altera sua forma de ser e de se desenvolver.

(   ) Considera que tanto os fatores biológicos como os ambientais são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano e não podem ser dissociados. Sociointeracionismo.

(   ) A criança nasce sem que nada esteja determinado biologicamente. É o meio ambiente em que vive que irá moldá-la, estimulá-la e corrigi-la. Necessita constantemente de um adulto por perto.

(   ) Afirma que as potencialidades dos seres humanos seriam inatas.

(   ) Entende o contexto histórico, as condições de vida, rotinas, valores, interações entre as crianças e com o adulto como fundamentais para o desenvolvimento humano.

(   ) Coloca o adulto como o principal agente e promotor do desenvolvimento infantile.

 

Assinale a alternative que apresenta a sequência correta:


2, 1, 3, 3, 2, 1


2, 3, 1, 1, 2, 3


1, 2, 3, 1, 3, 2


3, 1, 2, 2, 1, 3


1, 3, 2, 1, 3, 2

Você estudou sobre a teoria Inatista. Considerando-a, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

De acordo com a Teoria Inatista:                                                 

( ) O ambiente cultural em que a criança vive é fundamental para seu desenvolvimento.

(  ) A inteligência e as aptidões individuais são herdadas e já estão presentes desde o nascimento da criança.

( ) Algumas pessoas são mais inteligentes que as outras em razão de sua herança genética.

( ) Para iniciar um processo de alfabetização, é necessário medir a prontidão das crianças, ou seja, deve-se aplicar um teste para verificar se a criança está pronta para aprender.

( ) O professor é um sujeito ativo e pode promover o desenvolvimento de seus alunos, colocando-os em permanente interação uns com os outros e com aspectos de sua cultura.

( ) As crianças com dificuldades escolares herdaram de seus pais um grau menor de inteligência.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 


F, V, V, F, F, V


F, V, V, V, V, V


F, V, V, V, F, V 


F, V, V, V, V, F


V, V, V, F, F, F

Vários autores que se dedicam a pensar a educação, criticam o saber que é ensinado nas escolas segundo o paradigma tradicional, uma vez que o conhecimento é apresentado como pronto, cabendo ao professor fragmentá-lo em pequenas partes, organizá-lo sequencialmente e transmiti-lo aos alunos. Nessa perspectiva surge o paradigma emergente, contrapondo o que se entende por tradicional. Quanto a esse novo paradigma, podemos entender que:

I) Nessa educação relacional, que prioriza o diálogo entre o professor e o aluno, podemos dizer que o ensino está centrado no aluno, como ocorria na escola tradicional.

II) Na sala de aula, o lugar do detentor do saber deve ficar sempre habilitado para que possa ser entendido como acessível a todos.

III) O que acontece na prática pedagógica é a sugestão para que, ao invés de professores darem prioridade ao resultado e o conhecimento pronto, privilegiem um bom diálogo.

IV) O que deve predominar no processo de ensino-aprendizagem é o ato de se criar junto o conhecimento com o qual se aprende.

São CORRETAS apenas as assertivas:


II, III e IV


I, II e III


II e IV


I, III e IV


III e IV

A pedagogia progressista representa um instrumento de luta dos educadores ao lado de outras práticas pedagógicas sociais. Os defensores dessa concepção pedagógica reconhecem que uma pedagogia progressista não consegue se institucionalizar numa sociedade capitalista.

Considerando as características da pedagogia progressista, assinale V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.

(   ) O professor deixa de ser o “dono” do saber para caminhar com o aluno.

(  ) As avaliações têm como função verificar e medir os resultados alcançados pelos alunos.

(  ) O professor seleciona o conteúdo visando adequar o indivíduo às necessidades do mercado.

(  ) A relação escola e sociedade leva em conta as diferenças sociais e individuais dos alunos.

(  ) Os conteúdos são selecionados partindo da realidade do aluno, para que esse atinja um nível de consciência crítica dessa realidade para transformá-la.

Aponte a única alternativa que apresenta sequência correta.


V-F-V-F-V


F-F-V-F-V


V-V-F-V-F


F-F-V-V-V


V-F-F-V-V

O ser humano possui características comuns aos outros seres vivos, mas isso não basta para torná-lo humano. É preciso que aprenda a pensar e a desenvolver um olhar sobre o mundo, de modo que possa transformá-lo e explicá-lo. Mas, isso só é possível por meio do conhecimento.

Tendo em vista o texto, é possível afirmar que:


O conhecimento é instintivo, e o deixa de ser a partir do momento em que os seres humanos são sensibilizados pelo cuidado materno.


O conhecimento é um processo que envolve o objeto e sua observação, desprezando-se a natureza do sujeito.


O conhecimento é uma atividade intelectual, por meio do qual o sujeito busca explicar o objeto que tocam os sentidos; trata-se de uma relação entre objeto e sujeito.


O conhecimento é inerente à espécie humana, racional ou irracional, formas essas de manifestações da sua consciência.


O conhecimento é fruto da racionalidade humana, percebida entre os seres humanos a partir do momento que dominaram a natureza.

Leia ao texto que segue.

 

Ao refletir sobre a pergunta “Quem é o ser humano, afinal?”, estamos pensando sobre nós mesmos e sobre a humanidade. Quem somos? Por que existimos? Por que buscamos o sentido das coisas? Que influência recebemos? São esses, questionamentos que o ser humano sempre faz tentando compreender sua presença no mundo e com o mundo. Nós, seres humanos, buscamos encontrar nos fatos, nas coisas, nos fenômenos, na natureza, o sentido de nossas inquietações, tentando compreender, assim, nosso jeito de ser e a razão de existir.

 

A partir da leitura do texto, é possível concluir que a dimensão humana ressaltada é:


Afetiva


Estética


Racional


Social


Emocional

Páginas: 12345678910